Bela propaganda de 125 anos da Coca-Cola



A Coca-Cola me surpreendeu hoje, quando vi acidentalmente este vídeo publicitário no Youtube. Esta propaganda é em comemoração dos seus 125 anos e trás o slogan: “125 anos abrindo a felicidade”.
Para uma comemoração tão significativa, usaram o velho recurso publicitário do “sentimentalismo barato”. Ao pesquisar na internet, vejo que realmente funcionou. A propaganda é realmente bonita e emocionante e muitas pessoas comentam sobre o quão é fofa!

O uso apelativo de um coral de crianças cantando a belíssima música “Whatever” do Oasis é plano de fundo para a mensagem de que “um mundo melhor é possível”, vendendo a idéia de que a Coca-Cola é uma empresa com responsabilidade social e ecológica.

Aqui pretendo fazer minha análise sobre algumas frases que me chamou atenção neste vídeo.

“Enquanto o meio ambiente ainda sofre
98% das latinhas de aluminio são recicladas no Brasil”
A Coca-Cola nunca foi uma empresa com responsabilidade ambiental e preocupada com sustentabilidade. Para cada litro de Coca-Cola produzido, são gastos 9 litros de água potável. Cada uma das fábricas da Coca-Cola gastam diariamente uma média entre 1 e 1,5 milhões de litros de água potável. Quando não se apropriam de alguma nascente de água, fazem o bombeamento direto do lençol freático.
Existem casos de lugares que nunca sofreram com falta de água, mas que passaram a ter este problema após a instalação de fábricas da Coca-Cola, que secou lençóis freáticos através da extração exagerada de água. Muitas vezes, de forma clandestina.
Essa, como qualquer outra grande indústria, gera grande quantidade de lixos tóxicos e com isso, DOENÇAS. Houveram casos em que a Coca-Cola distribuiu seu lixo tóxico para os agricultores locais usarem como adubo nas plantações. Pesquisas mostraram que o material continha uma enorme quantidade de cádmio e chumbo, ambas substâncias cancerígenas e também causadoras de outras doenças.

Para cada tanque fabricado no mundo
São feitos 131 mil bichos de pelúcia.
Os publicitários ainda acreditam que somos todos uns retardados? Quem é que não sabe que a Coca-Cola teve e ainda tem forte ligação com as guerras norte americanas?
Durante a Segunda Guerra Mundial, com uma crise comercial em todo o mundo, a Coca-Cola descobriu sua tática para se expandir comercialmente: vender seus refrigerantes para as tropas. Preciso lembrar que esse refrigerante tem comprovadamente propriedades viciantes? Após o final da Segunda Guerra Mundial a Coca-Cola, com apoio do governo americano e das Forças Armadas, já havia chegado em paises da Europa, além de Egito, Islândia e Irã. A Força Aérea de Natal, utilizada pelos norte americanos, foi quem trouxe a Coca-Cola para o Brasil. A relação “Coke-US Army” continua ainda nos dias de hoje. Nestes termos, não se pode ficar espantado quando essa nova propaganda diz que “para cada arma que se vende no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma Coca-Cola”. Mas o que espanta de verdade é sem dúvida quando ela fala que “para cada tanque fabricado no mundo, 131 mil bichos de pelúcia são fabricados”: E DAÍ? Isso é algum tipo de consolo para as milhões de crianças que sofrem com a guerra financiada pela indústria norte americana? Por acaso estão trocando pernas e vidas de crianças árabes por Mickeys de pelúcia made in USA? Ou estes bichinhos de pelúcia são somente recompensas para as crianças felizes e ricas dos países que não fazem parte do “eixo do mal”?

Na internet, AMOR tem mais resultados que MEDO.
Como pesquisa na internet sim. Mas para muitos governos, empresários e publicitários, o MEDO é o que trás maiores resultados. O governo norte americano usa o MEDO para conseguir apoio mundial para as suas infinitas guerras e a Coca-Cola usa as guerras para sua expansão comercial.
Depois das campanhas do MEDO, sempre tem as campanhas reconfortantes como essa da Coca-Cola.

Existem razões para acreditar.
Os bons são maioria.
Certíssimo. Mas infelizmente o problema dos bons é que não sabem quem são os maus.

COCA-COLA  É ISSO AÍ!

Propagandas da Coca-Cola durante a segunda guerra mundial:












Escrito por Daniel Botelho para WAA1.blogspot.com

Um comentário:

  1. há razões para acreditar: OS BOBOS SÃO MAIORIA!
    http://www.youtube.com/watch?v=-GBvRfSmeg4&feature=related

    ResponderExcluir